Institucional
A Rede EaD Senasp é o programa de capacitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), criado em 2005 e destinado à qualificação dos profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Trata-se de escola virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinada à capacitação dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), conforme previsão legal na Lei 13.675, de 11 de junho de 2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).
Art. 41. A Rede EaD-Senasp é a escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública e defesa social e tem como objetivo viabilizar o acesso aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes, com o propósito de democratizar a educação em segurança pública e defesa social.
Desde o seu lançamento já registrou mais 5 milhões de capacitações em mais de 100 cursos EaD. Os cursos são voltados para os profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e abordam temáticas que vão desde a Análise Criminal ao Uso Diferenciado da Força.
Entre 2005 e 2019, ficou conhecida nos estados e municípios como Rede EaD Senasp ou simplesmente Rede EaD.
Em 2019 estreou um novo ambiente virtual de aprendizagem, integrado ao Sistema Sinesp do Ministério da Justiça, utilizando-se a plataforma Moodle. Os cursos foram remodelados e a linguagem deixou de adotar o FLASH e passaram a utilizar o HTML5. Desde 2022, a gestão dos cursos passa a ser realizada com apoio do Sistema Virtual de Aprendizagem (SGA) integrado ao Moodle.
Já registrou a participação de mais de 800 mil profissionais da segurança pública que, juntos, realizaram mais de 5 milhões de matrículas. Ao longo de seus 18 (dezoito) anos, tem contribuído para a formação e aperfeiçoamento dos agentes em todo o país ao dispor de plataforma que permite o acesso independente de limitações geográficas e temporais.
A partir do primeiro trimestre de 2024, todo o catálogo de capacitações tem passado por revisão e atualização do conteúdo com a produção de material por especialistas para oferta em Ambiente Virtual de Aprendizagem.
As ações de ensino executadas alcançam todas as categorias previstas no artigo 9º da Lei 13.675, de 11 de junho de 2018 e seguem as orientações previstas na Matriz Curricular Nacional (MCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e portanto, alinhadas às normas de direitos humanos.