Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Institucional

Institucional

por Coordenação da Rede EaD-SENASP publicado 22/07/2016 11h10, última modificação 01/11/2016 14h29
Entenda a Rede EAD-Senasp

A Rede EaD-SENASP é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP criado em 2005 para viabilizar a capacitação gratuita, qualificada, integrada e continuada, independentemente das limitações geográficas e temporais, aos profissionais de segurança pública de todo o país, através do endereço https://ead.senasp.gov.br/.

Busca também promover a articulação entre as Academias, Escolas e Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Operadores de Segurança Pública, de todo o Brasil, a partir de uma postura de respeito às autonomias institucionais, bem como aos princípios federativos. A efetivação da parceria com os entes federados foi consolidada através de Acordos de Cooperação Federativa com os 26 Estados da Federaçãoe o Distrito Federal  e mais 27 municípios.

A metodologia utilizada nos cursos oferecidos pela Rede EaD-SENASP é a construtivista, pautada na andragogia e na educação de pares, onde os alunos tem possibilidade de interação aluno – conteúdo, aluno – tutor e aluno – aluno.

Atualmente a Rede EaD-SENASP possui mais de 670 mil pessoas cadastradas, sendo que em toda a sua existência já foram efetivadas mais de 3 milhões de matrículas nos 125 cursos já disponibilizados, sendo atualmente 73 cursos tutoriados acessíveis. Os cursos são oferecidos em ciclos que acontecem 3 vezes ao ano.

No ano de 2016, a plataforma de educação a distância da SENASP completou 11 anos de atividades e dentro deste marco histórico foram realizadas inúmeras atividades que puderam proporcionar aos profissionais de segurança pública acesso aos conhecimentos sobre sua área de atuação alinhados as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área de Segurança Pública

Dentre as ações realizadas, além da oferta de 73 cursos para inscrição voluntária dos profissionais de segurança pública de todo o país está a disponibilização de turmas exclusivas para as instituições de segurança pública de cursos oferecidos pela ferramenta Módulo Academia.

O quadro docente é formado por 54 Tutores Master, responsáveis pela gestão local das capacitações realizadas através da Rede EaD-SENASP e a articulação entre as áreas de capacitação das instituições de segurança pública do ente federado ao qual pertence. E por 2.806 Tutores ativos, responsáveis pelo acompanhamento dos alunos nas turmas formadas a cada ciclo. Também fazem parte do quadro docente da Rede EaD-SENASP os profissionais que atuam como conteudistas e reformuladores, os quais são responsáveis pela construção ou reformulação do conteúdo dos cursos, e os revisores que tem a atribuição de análise dos conteúdos elaborados e alinhamento com as diretrizes da SENASP/MJ.