Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noticias em Destaque > Seleção de Tutores do Curso de Tópicos em Psicologia Relacionado à Segurança Pública - TEP

Notícias

Seleção de Tutores do Curso de Tópicos em Psicologia Relacionado à Segurança Pública - TEP

Inscrições Abertas

por publicado: 27/11/2018 09h44 última modificação: 27/11/2018 10h09





 

A Rede EaD SENASP torna pública seleção para novos tutores do curso Tópicos em Psicologia Relacionado à Segurança Pública.


Serão selecionados 15 (quinze)  profissionais que estarão aptos para o exercício da tutoria após aprovação no Programa de Capacitação de Tutores.

 

Os candidatos serão selecionados por meio de Análise Curricular e passarão por um programa de Capacitação de Tutores, obrigatório e eliminatório cuja aprovação é condição para o exercício das atividades de tutoria.

 

Para participar é necessário se cadastrar na plataforma EDUCATIO e inscrever no Evento de seleção que estará disponível entre os dias 27/11  a  30/11/18 no site Educatio (https://educatio.senasp.gov.br ).

 

Para o exercício da tutoria do curso Tópicos em Psicologia Relacionado à Segurança Pública é necessário atender os Critérios Obrigatórios previstos no quadro 01.



QUADRO 01   - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TUTORES – TÓPICOS EM PSICOLOGIA RELACIONADO À SEGURANÇA PÚBLICA - TEP

Critérios Eliminatórios Obrigatórios (não-pontuados)

  1. Curso de Formação de Psicologia: o certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  2. Curso de Formação Profissional na área de Segurança Pública: o certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  3. Especialização na área de Psicologia: certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  4. Especialização na área de Segurança Pública: certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  5. Comprovação de vínculo institucional com um dos órgãos a seguir: Polícias Civis, Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militar, Guardas Municipais e Autarquias Estaduais de Perícia Criminal: deve ser enviada por e-mail para ead.senasp@mj.gov.br 
  6. Não ter sofrido condenação penal com trânsito em julgado: comprovação através de declaração da justiça estadual e federal que deve ser enviada por e-mail para ead.senasp@mj.gov.br 
  7. Não ter sido excluído ou demitido do serviço público a bem da disciplina; elaboração de declaração de próprio punho que deve ser reconhecida em cartório e enviada por e-mail para ead.senasp@mj.gov.br.
  8. Não ter sofrido punição de natureza grave em seu órgão de origem: declaração da corregedoria ou órgão similar que deve ser encaminhada via e-mail para ead.senasp@mj.gov.br  

 

Critérios Classificatórios (desejáveis)

  • Experiência comprovada na área da Psicologia com ênfase em Segurança Pública (preferencialmente nos temas: "Saúde Mental do Trabalhador", " Estresse Ocupacional", "Estresse Pós-Trauma", "Atendimento Psicoterapêutico"): para efeito de comprovação o candidato deverá encaminhar a declaração de experiência profissional emitida por seu órgão de origem para o e-mail ead.senasp@mj.gov.br

- de 01 à 05 anos: 5 ponto;

- de 05 a 10 anos: 10 pontos;

- mais de 10 anos: 15 pontos.

 

  • Publicação de Artigos Científicos nos temas "ESTRESSE LABORAL", "PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS", "ESTRESSE PÓS-TRAUMA", "SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR EM SEGURANÇA PÚBLICA" - para efeito de comprovação o candidato deverá encaminhar a documentação comprobatória da autoria e publicação do artigo para o e-mail ead.senasp@mj.gov.br.

- 10 pontos por publicação (no máximo 3 publicações)

  1. Mestrado na área de Psicologia - Reconhecido pelo MEC (10 pontos por curso pontuado apenas uma vez);
  2. Doutorado na área de Psicologia - Reconhecido pelo MEC (20 pontos por curso pontuado apenas uma vez);
  3. Cursos Rede EaD Senasp (1 ponto por curso).
  •  Em caso de empate no limite de vagas, será chamado o candidato de mais idade.

 

 

Após a análise curricular os selecionados serão matriculados no curso de Capacitação de Tutores composto pelas disciplinas no QUADRO 02.


QUADRO 02   - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES - TEP

Curso de Capacitação de Tutores - TEP

1. Docência Virtual  (DCV) - 60h/aula 

2. Formação de Formadores - VA (FFSPVA) - 60h/aula 

3. Tópicos em Psicologia Relacionado à Segurança Pública – (TEP) – 60h/aula

4. Metodologia da Pesquisa Científica (MPC) - 60h/aula

 

A seleção obedecerá o estabelecido pela Portaria Senasp nº 63, de 10 Outubro de 2012  que  disciplina o processo seletivo, o exercício de encargos referentes às atividades educacionais e estabelece valores para gratificação dessas atividades, no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, especificamente  em seu artigos 6º, in verbis:

"Art. 6º O Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública - Depaid, em conjunto com os representantes da área solicitante do curso, fará a seleção dos profissionais para o desempenho das atividades mencionadas no art. 2º, por meio da análise dos currículos disponíveis no banco de talentos.

 

Em suma o processo de seleção consistirá de três etapas:

  1. Inscrição na seleção, por meio do educatio.senasp;
  2. Análise de currículos;
  3. Programa de Capacitação de Tutores Selecionados.

 

Tanto os Requisitos Obrigatórios quanto os Desejáveis deverão ser comprovados por meio da inserção do Certificado ou Declaração da respectiva Instituição na qual o candidato tenha atuado e/ou concluído a sua formação.

 

Os referidos documentos deverão ser inseridos site https://educatio.senasp.gov.br  até o encerramento do período de Inscrição (cada comprovante digitalizado deve ter no máximo 1Mb e possuir formato PDF ou PJEG).

 

As publicações referentes ao processo seletivo serão feitas no Portal da Rede EaD-Senasp (http://portal.ead.senasp.gov.br) cabendo ao candidato o acompanhamento do evento através do referido sítio.

Parágrafo único. O resultado da seleção dos currículos será divulgado, semestralmente, no portal eletrônico oficial do Ministério da Justiça"

 

 

QUADRO 03 apresentado a seguir traz o Cronograma sugerido para a seleção.

 

QUADRO 03 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - SELEÇÃO DE TUTORES TEP

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrição no Banco de Talentos Educatio

 De 26 a 30 de novembro de 2018

Seleção, análise de Currículos e verificação da documentação do Quadro 1(Critérios Eliminatórios e Obrigatórios)

 De 03 a 07 de dezembro de 2018

prazo final para envio de todas as documentações referentes ao Quadro 01 e Quadro 02.

07 de dezembro de 2018

Publicação no portal dos candidatos com inscrição habilitada (que comprovaram todos os Critérios Eliminatórios e Obrigatórios) 

 Dia 11 de dezembro de 2018

Publicação dos 15 selecionados de acordo com a classificação.

Dia 13 de dezembro de 2018

Capacitação de Tutores

 De 17 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019

Publicação no Portal da Rede EaD-Senasp da relação final dos selecionados.

 Dia 04 de fevereiro de 2019

 

Por fim, ressalta-se que a conclusão do Programa de Formação de Tutores não gera obrigatoriedade quanto à efetiva participação do candidato como Tutor e, ainda, que a disponibilização de turmas depende da quantidade de profissionais matriculados em cada Ciclo, bem como do resultado da avaliação quanto ao desempenho das suas atribuições, de acordo com as funcionalidades disponíveis na Rede EaD-SENASP.

 

A recuperação de senha para acesso ao Portal Educatio poderá ser feita através do e-mail: suporte.educatio@mj.gov.br


Atenciosamente, 

Coordenação EaD.