Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noticias em Destaque > PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES DE BALÍSTICA FORENSE APLICADA - BFAVA

Notícias

PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES DE BALÍSTICA FORENSE APLICADA - BFAVA

por publicado: 03/10/2018 11h29 última modificação: 03/10/2018 13h06





ATENÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES DE BALÍSTICA FORENSE APLICADA - BFAVA

 A Coordenação de Ensino a Distância-CGE/DEPAID/SENASP/MSP, torna público o processo seletivo para tutores de ensino a distância, serão selecionados 30 (trinta) profissionais por meio de Análise Curricular que passarão por um programa de Capacitação de Tutores, obrigatório e eliminatório cuja aprovação é condição para o exercício das atividades de tutoria no Curso de Balística Forense Aplicada – BFAVA, oferecido pela Rede EaD-Senasp.

Para participar é necessário se cadastrar na plataforma EDUCATIO e inscrever no Evento de seleção que estará disponível entre os dias 02/10 a 08/10/18 no site Educatio (http://educatio.senasp.gov.br).

 É necessário realizar o LOGIN no site clicar em “Informações do Evento” e Selecionar a opção “Quero Participar! ”.

 Observação: Caso o evento não apareça em seu computador reduza o ZOOM no site para melhor visualização.

  São requisitos obrigatórios e desejáveis definidos nesta seleção:

  QUADRO 01   - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TUTORES – BFAVA

Critérios Eliminatórios Obrigatórios (não pontuados)

  1. Graduação em qualquer área (reconhecida pelo MEC): o certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  2. Curso de Formação Profissional na área de Pericia Criminal: o certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  3. Especialização na área de Perícia Criminal: certificado deve obrigatoriamente estar anexado no educatio;
  4. Comprovação de vínculo institucional de perito criminal com um dos órgãos a seguir: Polícias Técnicas, Polícias Civis, Policia Federal e Autarquias Estaduais de Perícia Criminal: deve ser enviada por e-mail para ead.senasp@mj.gov.br 
  5. Não ter sofrido condenação penal com trânsito em julgado: comprovação através de declaração da justiça estadual e federal que deve ser enviada por e-mail para ead.senasp@mj.gov.br 
  6. Não ter sido excluído ou demitido do serviço público a bem da disciplina; elaboração de declaração de próprio punho que deve ser reconhecida em cartório e enviada por e-mail para ead.senasp@mj.gov.br.
  7. Não ter sofrido punição de natureza grave em seu órgão de origem: declaração da corregedoria ou órgão similar que deve ser encaminhada via e-mail para ead.senasp@mj.gov.br  

Critérios Classificatórios (desejáveis)

  • Experiência comprovada na área de Perícia Criminal: para efeito de comprovação o candidato deverá encaminhar a declaração de experiência profissional emitida por seu órgão de origem para o e-mail ead.senasp@mj.gov.br

- de 01 à 05 anos: 1 ponto;

- de 05 a 10 anos: 2 pontos;

- mais de 10 anos: 3 pontos.

  1. Mestrado na área de Perícia Criminal - Reconhecido pelo MEC (10 pontos por curso);
  2. Doutorado na área de Perícia Criminal - Reconhecido pelo MEC (20 pontos por curso);
  3. Cursos Rede EaD Senasp (1 ponto por curso).
  •  Em caso de empate no limite de vagas, será chamado o candidato de mais idade.

 Os selecionados serão matriculados no curso de Capacitação de Tutores composto pelas disciplinas nas QUADRO 02.

A seleção obedece ao estabelecido pela Portaria Senasp nº 63, de 10 outubro de 2012, que disciplina o processo seletivo, o exercício de encargos referentes às atividades educacionais e estabelece valores para gratificação dessas atividades, no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, especificamente em seu artigo 6º, in verbis:

 "Art. 6º O Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública - Depaid, em conjunto com os representantes da área solicitante do curso, fará a seleção dos profissionais para o desempenho das atividades mencionadas no art. 2º, por meio da análise dos currículos disponíveis no banco de talentos.

 Em suma o processo de seleção consistirá de quatro etapas:

  1. Cadastro e/ou atualização de currículos no sistema Educatio;
  2.  Inscrição no Evento de Seleção e envio de documentos obrigatórios conforme descrito em "Critérios Eliminatórios Obrigatórios".
  3. Análise, pontuação e seleção de currículos;
  4. Programa de Capacitação de Tutores.

Tanto os Requisitos Obrigatórios quanto os Desejáveis deverão ser comprovados por meio de Certificado ou Declaração da respectiva Instituição na qual o candidato tenha atuado e/ou concluído a sua formação, a ser inserido site https://educatio.senasp.gov.br até o encerramento do período de Inscrição no Banco de Talentos Educatio proposto através do Cronograma -QUADRO 03.  

Os referidos documentos deverão ser inseridos no Educatio até o encerramento do período de Inscrição (cada comprovante digitalizado deve ter no máximo 1Mb e possuir formato PDF ou JPEG).

Os candidatos que não cumprirem todos os "Critérios Eliminatórios Obrigatórios" serão automaticamente eliminados e não serão pontuados.

 As publicações referentes ao processo seletivo serão feitas por meio do Portal da Rede EaD-Senasp (http://portal.ead.senasp.gov.br) cabendo ao candidato o acompanhamento do evento através do referido sítio.

 

 É obrigatório que o candidato ao enviar qualquer tipo de documento pelo e-mail ead.senasp@mj.gov.br solicite a comprovação de recebimento da Senasp pelo próprio e-mail enviado, finalizando a mensagem com o termo "favor acusar o recebimento", não nos responsabilizamos por falhas de comunicação, de internet ou servidores de e-mail.

 

QUADRO 02   - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES - BFAVA

Curso de Capacitação de Tutores - BFAVA

  • Docência Virtual (DCV) - 60h/aula 
  • Formação de Formadores - VA (FFSPVA) - 60h/aula 
  • Balística Forense Aplicada VA – (BFAVA) – 60h/aula
  • Metodologia da Pesquisa Científica (MPC) - 60h/aula

 

 

QUADRO 03 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - SELEÇÃO DE TUTORES DE BFAVA

 

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrição no Banco de Talentos Educatio

 De 02 a 08 de outubro de 2018

Seleção, análise de Currículos e verificação da documentação do Quadro 1(Critérios Eliminatórios e Obrigatórios)

 De 09 de outubro a 18 de outubro de 2018

Publicação no portal dos candidatos com inscrição habilitada (que comprovaram todos os Critérios Eliminatórios e Obrigatórios) 

 19 de outubro de 2018

Publicação dos 30 selecionados de acordo com a classificação.

 22 de outubro de 2018

Capacitação de Tutores

 De 24 de outubro a 22 de dezembro de 2018

Publicação no Portal da Rede EaD-Senasp da relação final dos selecionados.

 27 de dezembro de 2018

 

 

 Coordenação de Ensino a Distância – CGE/DEPAID/SENASP/MSP.