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Perguntas frequentes

por Fernando publicado 13/03/2018 18h00, última modificação 13/04/2018 16h06
Perguntas relativas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

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  1. Como me cadastrar?
  2. Os cursos da SENASP dão direito a Brevê?
  3. Como posso me tornar um Tutor da Rede EaD SENASP?
  4. Qual é o público-alvo da Rede EAD Senasp?
  5.  Onde eu encontro o calendário com as datas de início e término das inscrições e aulas do ano vigente?
  6.  Não tenho mais minha senha de acesso ao sistema. Como faço para recuperá-la?
  7.  Como eu faço para alterar meu e-mail para poder recuperar minha senha de acesso ao sistema?
  8.  Fiz minha inscrição e ainda não recebi a senha de acesso ao sistema. Quando irei receber a senha?
  9. Posso alterar meus dados cadastrais?
  10. Já tenho minha senha de acesso, mas gostaria de alterá-la. É possível alterar meu login e senha?
  11.  Depois de matriculado, posso pedir mudança de curso?
  12. Os cursos oferecidos pela Senasp são reconhecidos como cursos de nível de superior?
  13.  Quantos cursos eu posso fazer por ciclo?
  14.  Estou com dificuldades de acesso aos conteúdos. Clico nos módulos, mas não aparece o conteúdo. O que está havendo?
  15.  É possível baixar para o meu computador o conteúdo dos módulos?
  16.  É obrigatória a leitura de todos os módulos?
  17. Não consigo responder os exercícios. Quando tento digitar no campo destinado as respostas, o sistema não permite. Já instalei o JAVA e ADOBE FLASH PLAYER, mas o problema persiste.
  18. Os Exercícios de Fixação dos módulos são avaliados pelo tutor?
  19.  Um dos meus módulos não aparece como concluído. Por que isso ocorre?
  20. Terminei a leitura de todos os módulos, participei de, no mínimo, três fóruns e a minha avaliação não está disponível.
  21.  Fui mal sucedido na avaliação final. Posso ter uma segunda chance?
  22. Como é composta a nota?
  23. Não estou conseguindo acessar o meu certificado. O que devo fazer?
  24. Iniciei o curso, participei de algumas atividades, depois não acessei mais, ou seja, não finalizei o curso. Quais as conseqüências?
  25. Fiz a minha inscrição no ciclo anterior, não recebi a senha de acesso e não pude fazer o curso. Agora estou tentando me inscrever neste ciclo e não está sendo permitido.
  26. Como posso fazer a desistência do curso em que me inscrevi?
  27. Solicitei a desistência do curso, mas quero cancelar o pedido e retornar meu curso. É possível?
  28. Como enviar e-mail para o tutor e colegas da turma?

 

Perguntas Frequentes

 

1. Como me cadastrar?

     Os cursos da Rede EaD-SENASP são exclusivos para profissionais da Segurança Pública e o cadastro é feito somente no período de inscrições. Na data das inscrições é disponibilizado um link para cadastro. Clique em CALENDÁRIO e veja o próximo período de inscrições.

 

2. Os cursos da SENASP dão direito a Brevê?

      A Senasp fez a previsão de uso dos Brevês através da Portaria 050/2017. A confecção/aquisição dos brevês é efetuada pelos próprios interessados e/ou instituições a que pertencem. É possível obter a relação dos guardas aptos para utilização dos brevês bem como a arte para confecção através de contato com o tutor master local.
      Informamos que o uso depende de regulamentação da corporação de cada profissional.

      Para ver os dados dos responsáveis por unidade, clique aqui.

 

3. Como posso me tornar um Tutor da Rede EaD SENASP?

      Para integrar o quadro de tutores da Rede EaD-Senasp é necessário ser selecionado por meio processo seletivo de Tutoria. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso a ser ofertado.
    Toda seleção é divulgada pelo Portal Senasp e as candidaturas são feitas através do ambiente Educatio. O interessado deve manter seu currículo atualizado e acompanhar o Portal para se inteirar de futuras seleções.

 

4. Qual é o público-alvo da Rede EAD Senasp?

      Os recursos utilizados nas capacitações da Rede EaD-SENASP provêm do Fundo Nacional de Segurança Pública, instituído pela Lei 10.201 de 14 de fevereiro de 2001, na qual, em seu artigo 4º, especificamente no inciso I, estabelece o público alvo das capacitações como sendo polícias civis e militares, profissionais de perícia, corpos de bombeiros militares e guardas municipais, considerando que o acesso de servidores integrantes de outros órgãos e instituições acontecem através de acordos ou instrumentos legalmente previstos, firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Assim, os referidos  dispositivos legais estabelecem as instituições cujos profissionais podem ser beneficiados por ações dele decorrentes, bem como as áreas destinatárias de investimentos.

 

 5. Onde encontro o calendário com as datas de início e término das inscrições e aulas do ano vigente?

      Acesse a página da Rede EaD-Senasp ou  clique aqui para uma visão ampliada.

 

6. Não tenho mais minha senha de acesso ao sistema. Como faço para recuperá-la?

     Acesse o endereço do Portal da Rede EaD-Senasp, e clique em “Esqueci Minha Senha”. Na página que será aberta, você deve solicitar o reenvio da senha para o e-mail que você cadastrou no sistema. Caso você não lembre o e-mail cadastrado, faça contato com o Tutor Master da sua unidade para que ele possa verificar seus dados cadastrais.

      A lista com os contatos (e-mail e telefones) dos Tutores Master pode ser encontrada clicando aqui.

 

7. Como posso alterar meu e-mail para conseguir recuperar minha senha de acesso ao sistema?

      Se você está sem acesso ao sistema, faça contato com o seu Tutor Master e solicite a troca do e-mail no cadastro para que você possa solicitar o reenvio da senha (através da ferramenta "Esqueci Minha Senha") utilizando o e-mail atual.

      A lista com os contatos (e-mail e telefones) dos Tutores Master pode ser encontrada clicando aqui.

 

8. Fiz minha inscrição e ainda não recebi a senha de acesso ao sistema. Quando receberei a senha? 

      Veja no Portal da Rede EaD-Senasp no link “Calendário EAD” a data prevista para a Divulgação das Turmas do ciclo vigente. É nesse período que são enviadas as confirmações de matrículas e as senhas dos alunos novos. Se já terminou o período indicado no calendário e você ainda não recebeu sua senha de acesso, tente os seguintes procedimentos:

  • Veja no seu e-mail se a mensagem não está na sua pasta de Spam. É importante desbloquear o anti-spam para o recebimento de mensagens do sistema.

  • Acesse o Portal da Rede EaD-Senasp, clique em "Esqueci Minha Senha" e solicite o reenvio da senha através do e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

  • Caso você não receba a senha de acesso, faça contato com o Tutor Master da sua unidade para verificar o e-mail cadastrado. A lista com os contatos (e-mail e telefones) dos Tutores Master pode ser encontrada clicando aqui.

  

9. Posso alterar meus dados cadastrais?

      Com exceção dos campos Nome, CPF e Login, cujas as alterações devem ser solicitadas ao Tutor Master do seu estado, todas as alterações são feitas por você. Para realizar as alterações, entre no seu ambiente e clique na aba "Dados Pessoais". Na nova tela, basta você colocar os dados corretos e GRAVAR as alterações. 

 

10. Já tenho minha senha de acesso, mas gostaria de alterá-la. É possível alterar meu login e senha?

      Você só poderá alterar sua senha. Seu login é sempre o seu CPF e não pode ser alterado. No mesmo local onde você faz as alterações cadastrais, em “Dados Pessoais”, você pode alterar sua senha. Não esqueça de GRAVAR suas alterações.  

 

11. Depois de matriculado, posso pedir mudança de curso?

      Não. A matrícula é exclusiva para o curso escolhido. Caso não queria dar continuidade ao curso escolhido, deve-se solicitar a desistência do curso em andamento e aguardar o próximo ciclo para solicitar nova inscrição.

 

12. Os cursos oferecidos pela Senasp são reconhecidos como cursos de nível de superior?

      Não. Os cursos EAD, oferecidos pela Senasp, são considerados cursos de capacitação, alinhados a orientação do decreto 5.707/2006 que "Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. No âmbito acadêmico, nossos cursos são aceitos como atividades complementares para os cursos de bacharelado ou licenciatura, de acordo com o regulamento de cada IES.

 

13. Quantos cursos eu posso fazer por ciclo?

      Os servidores que já tiverem cadastro podem se inscrever em até 2 (dois) cursos. Para novos cadastrados há a limitação de apenas 1 (um) curso.

 

14. Estou com dificuldades de acesso aos conteúdos. Clico nos módulos, mas não aparece o conteúdo. O que está havendo?

      Para o funcionamento correto dos conteúdos, os navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.) precisam estar atualizados. Se você estiver usando o Mozilla Firefox, por exemplo, é importante fazer a atualização e manter instalada a última versão do navegador. Essa atualização pode ser feita a partir do site do navegador (no caso do Mozilla, clique aqui).
      Depois de atualizar o navegador, atualize a versão do Adobe Flash Player e do JavaScript. Clique em Adobe e em Java, respectivamente, para ser direcionado aos sites.
      Feitas as instalações, reinicie a máquina para acessar os conteúdos.

 

15. É possível baixar para o meu computador o conteúdo dos módulos?

      O conteúdo dos cursos está disponível em PDF. Você pode salvá-lo no seu computador e fazer a impressão do material. Para acessá-lo, é necessário ter instalado na máquina a versão atualizada do Adobe Reader (leitor de PDF). O download é gratuito e pode ser feito no site da Adobe.
      Na maioria dos cursos, o link para acessar o material encontra-se dentro dos módulos. Em alguns casos denomina-se e-book e encontra-se nas primeiras páginas dos módulos; em outros cursos pode ser acessado através do botão "Impressão", na barra de ferramentas inferior, ou através do botão "Anexos". Há cursos mais antigos, cujo material para impressão encontra-se no material complementar.


16. É obrigatória a leitura de todos os módulos?

      Sim, é obrigatória a leitura de todos os módulos do curso. A metodologia dos cursos exige que você passe página por página de cada um dos módulos de conteúdo e responda os exercícios de fixação que existem em cada um deles. Quando os módulos estiverem concluídos, os ícones (botões) dos módulos que se apresentam na cor azul ficarão verdes.

 

17. Não consigo responder os exercícios. Quando tento digitar no campo destinado às respostas, o sistema não permite. Já instalei o JAVA e ADOBE FLASH PLAYER, mas o problema persiste.

      Os exercícios com questões objetivas serão respondidos no próprio ambiente do módulo. Os exercícios com respostas discursivas devem ser respondidos em caderno de anotações próprio. Você pode usar a ferramenta “Minhas Anotações”, encontrada no ambiente dos módulos.


18. Os Exercícios de Fixação dos módulos são avaliados pelo tutor?

      Os exercícios de fixação são para o aluno se autoavaliar. Servem apenas para você saber o nível de assimilação que você obteve ao encerrar aquele módulo específico. Fique atento, pois essas respostas não ficam armazenadas no sistema. Caso você queira deixá-las anotadas, use o recurso “Minhas Anotações” ou salve em um arquivo pessoal, por exemplo, Word.

 

19. Um dos meus módulos não aparece como concluído. Por que isso ocorre?

      Provavelmente você pulou alguma página de leitura ou exercício de autoavaliação. Para que o módulo fique como concluído, você deve fazer a leitura de todas as páginas. O melhor a fazer é voltar ao módulo e passar página por página, até a última página do módulo.

 

20. Terminei a leitura de todos os módulos, participei de, no mínimo, três fóruns e a minha avaliação não está disponível.

      Veja em seu ambiente, na aba “Avaliações”, a partir de que dia do curso a avaliação será liberada. É importante verificar se todos os seus módulos estão com o ícone verde (concluídos) e, se no ambiente de fóruns, constam participações em, no mínimo, três fóruns de conteúdo da turma. Não são considerados os Fóruns de Apresentação e Despedida.

 

21. Fui mal sucedido na avaliação final. Posso ter uma segunda chance?

      Ao receber a mensagem de reprovação, você deve entrar em contato urgentemente com o tutor da sua turma para verificar a possibilidade de realizar uma segunda chance. Se você foi selecionado para realizar a prova presencial, quem irá verificar sobre a segunda chance é o Tutor Master da sua unidade. Faça contato imediato com ele. 

      A lista com os contatos (e-mail e telefones) dos Tutores Master pode ser encontrada clicando aqui.

 

22. Como é composta a nota?

      A nota final do aluno é composta pela Nota da Avaliação Final (60 pontos) e Nota Atribuída pelo Tutor (40 pontos). Esta última nota é baseada na participação individual nos debates (fóruns e chats) e nas contribuições durante todo o curso (e-mails e navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem). A composição dos 40 pontos atribuídos pelo tutor será divulgada pelo próprio tutor, no início do curso no Plano de Tutoria Online, que estará disponível em seu ambiente.
      Para alguns cursos “Avaliação Final” compreende dois instrumentos: Prova do Vídeo do curso (10 pontos) e Prova Final (50 pontos), perfazendo os 60 pontos ao final.

      Para obter mais detalhes sobre a nota, leia o Manual do Aluno.


23. Não estou conseguindo acessar o meu certificado. O que devo fazer?

      Para acessar e imprimir o seu certificado, é necessário ter instalado na máquina a versão atualizada do Adobe Reader (leitor de PDF). O download é gratuito e pode ser feito no site da Adobe.

 

24. Iniciei o curso, participei de algumas atividades, depois não acessei mais, ou seja, não finalizei o curso. Quais as consequências?

      Isso é caracterizado como abandono do curso, ou seja, você é um aluno evadido e sofrerá algumas restrições nos próximos ciclos. Veja no Manual do Aluno a "Regra de Evasões" e quais as consequências que a evasão acarreta. Quando você não puder dar continuidade ao curso, você deve, ainda durante o período de aulas, fazer a solicitação de desistência.


25. Fiz a minha inscrição no ciclo anterior, não recebi a senha de acesso e não pude fazer o curso. Agora estou tentando me inscrever neste ciclo e não está sendo permitido.

      Após o período de matrícula, é enviada, para cada aluno, uma mensagem de confirmação de matrícula. Para os alunos novos, junto com a confirmação, vai também o login e senha de acesso. Trata-se de um procedimento automático e que ocorre durante o período de divulgação das turmas (4 dias antes do início das aulas). O não recebimento da senha pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles: o sistema de anti-spam do e-mail bloquear a mensagem do sistema; o e-mail cadastrado estar com erro de digitação; e, ainda, a caixa de mensagens lotada. Se até o início das aulas, você não tiver recebido e-mail sobre a sua inscrição, você deve procurar o Tutor Master da sua unidade.
      A lista com os contatos (e-mail e telefones) dos Tutores Master pode ser encontrada clicando aqui. Caso você não realize o curso, você será considerado evadido e sofrerá algumas restrições nos próximos ciclos. Veja no Manual do Aluno a "Regra de Evasões" e quais as consequências que a evasão acarreta.


26. Como posso fazer a desistência do curso em que me inscrevi?

      Caso não seja possível a sua permanência no curso matriculado, em seu ambiente, clique em “Meus Cursos” e acesse o link “Solicitação de Desistência”. Clique para fazer a solicitação, justifique o seu pedido e clique em “Enviar”. O Tutor Master irá homologar seu pedido ao longo do período de aulas e você não ficará evadido, ou seja, você poderá se inscrever normalmente no ciclo seguinte.


27. Solicitei a desistência do curso, mas quero cancelar o pedido e retornar meu curso. É possível?

      Acesse o seu ambiente, clique em "Meus Cursos" e veja se o curso ainda está aparecendo na página de cursos em andamento com a observação de que foi solicitada a desistência. Se o curso ainda estiver em seu ambiente, acesse novamente o ambiente de "Solicitação de Desistência" e cancele o pedido. Se o curso já não estiver mais na sua página de cursos em andamento, significa que a o pedido de desistência já foi homologado pelo Tutor Master e o curso já está cancelado, não sendo mais possível retorná-lo. Você deve aguardar o ciclo seguinte para fazer nova matrícula.


28. Como enviar e-mail para o tutor e colegas da turma?

      Na sua página inicial, clique no link “Enviar uma Mensagem”. Na nova janela, selecione o destinatário e escreva a sua mensagem. Para enviar a mensagem, você pode também clicar em “Caixa-Postal” e selecionar “Nova”. No ambiente da caixa postal, você pode verificar também mensagens enviadas a você.
      A Caixa Postal é uma importante ferramenta para comunicação entre alunos, tutor e Tutor Master e deve ser acessada com frequência.