Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção de Tutores CIAI

Notícias

Seleção de Tutores CIAI

Seleção de Tutores para o Curso de Introdução a Atividade de Inteligência

por publicado: 07/03/2018 17h53 última modificação: 07/03/2018 17h53

A Rede EaD Senasp torna público processo para seleção de 35 (trinta e cinco) profissionais interessados em atuar como tutores no Curso de Introdução à Atividade de Inteligência – CIAI.

Os candidatos poderão se inscrever por meio da plataforma EDUCATIO. Para isso basta acessar o endereço: https://educatio.senasp.gov.br clicar na informação referente à seleção de Tutores CIAI e em seguida escolher a opção: “QUERO PARTICIPAR”.

A seleção se dará por meio do Banco de Talentos da SENASP conforme Portaria 063/2012. É obrigatória a inserção de todos os dados e comprovantes de formação acadêmica e experiência profissional no currículo Educatio.

A inscrição poderá ser feita entre os dias 08/03/2018 a 15/03/2018 e consistirá em três etapas:

I ) Análise Curricular;

II) Investigação Social;

II) Programa de Capacitação de Tutores.

 

I)                    DA ANÁLISE CURRICULAR

 

A fase de análise curricular exigirá o preenchimento dos requisitos previstos no quadro I abaixo.

 

(QUADRO I)

Requisitos Obrigatórios

a) Nível Superior completo, em qualquer área de conhecimento (não-pontuável/eliminatório) em curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

b) Realização de cursos técnicos na temática de Inteligência que totalizem ao mínimo 80 horas/aula;(não-pontuável/eliminatório)

c) Aprovação no Curso de Introdução à Atividade de Inteligência (CIAI) da Rede EaD-SENASP;(não-pontuável/eliminatório)

d) Experiência mínima de 3 (três) anos na atividade de Inteligência de Segurança Pública.(não-pontuável/eliminatório)

 

 

 

Os candidatos que não preencherem todos os requisitos obrigatórios previstos no Quadro I estarão automaticamente excluídos do processo seletivo.

 

(QUADRO II)

Requisitos Desejáveis

e) Pós-Graduação lato ou stricto sensu, em qualquer área de conhecimento.

 1 ponto

f) Pós-Graduação lato ou stricto sensu na temática de Inteligência de Segurança Pública;

 2 pontos

g) Experiência em Docência;

 1 ponto

h) Experiência em Docência em cursos na temática de Inteligência de Segurança Pública.

 2 pontos

 

A comprovação dos requisitos obrigatórios e desejáveis deverá ser feita através de documentação (Certificado ou Declaração da respectiva Instituição na qual o candidato tenha atuado e/ou concluído a sua formação) a ser inserida na plataforma Educatio até o encerramento do período de inscrições (os arquivos para upload deverão ter no máximo 1 Mb e formato PDF).

Serão selecionados 50 (cinquenta) candidatos para a próxima etapa sendo critérios de desempate: o tempo de experiência em “Docência em cursos na Temática de Inteligência de Segurança Pública” e “Experiência em Docência” nesta ordem.

 

II)                 DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

 

A Investigação Social ocorrerá por meio de formulário a ser disponibilizado pela DINT/SENASP, e preenchido pelos profissionais selecionados no processo de análise curricular, com o intuito de verificar a vida pregressa do candidatos, uma vez que o CIAI visa à formação de profissionais para atuarem na atividade de Inteligência de Segurança Pública, sendo necessária a atuação de tutores com conduta ilibada e idoneidade moral, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes aos agentes de ISP.

 

A Investigação Social ocorrerá simultaneamente com o Programa de Capacitação de Tutores e os candidatos considerados “não-recomendados” para o exercício da tutoria CIAI serão desligados a qualquer tempo do programa de capacitação.

 

III)               DO PROGRAMA CAPACITAÇÃO DE TUTORES

Os candidatos selecionados considerados aptos pela DINT serão matriculados no Programa de Capacitação de Tutores CIAI (PCT-CIAI) a ser realizado na modalidade a distância e composto pelos seguintes cursos:

  1. Formação de Formadores (FFSPVA) - 60h/aula
  2. Docência Virtual (DVC) - 60h/aula
  3. Curso de Introdução à Atividade de Inteligência VA - (CIAIVA)
  4. Português Instrumental - VA (PTIVA) - 60h/aula
  5. Redação Técnica - VA (RDTVA) - 60h/aula

 

Não haverá aproveitamento de cursos no PCT-CIAI e serão selecionados, ao final, os 35 (trinta e cinco) candidatos com as melhores notas do PCT-CIAI.

Por fim, ressalta-se que a conclusão do Programa de Formação de Tutores não gera obrigatoriedade quanto à efetiva participação do candidato como Tutor do CIAI; e, ainda, que a disponibilização de turmas depende da quantidade de profissionais indicados para cada Ciclo, bem como do resultado da avaliação quanto ao desempenho das suas atribuições, de acordo com as funcionalidades disponíveis na Rede EaD-SENASP.

 A recuperação de senha para acesso ao Portal Educatio poderá ser feita através do e-mail:

As publicações referentes ao processo seletivo serão feitas por meio do Portal da Rede EaD SENASP (http://portal.ead.senasp.gov.br) cabendo ao candidato o acompanhamento do evento através do referido sítio.

 

Seleção de Tutores Curso de Introdução à Atividade de Inteligência - CIAI VA

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrição no Banco de Talentos Educatio

08 a 15 de março de 2018

Seleção e análise de Currículos

16 a 30 de março de 2018

Publicação dos selecionados

02 de abril de 2018

Investigação Social

03 de abril a 10 de junho de 2018

Capacitação de Tutores

03 de abril a 10 de junho de 2018

Publicação no Portal da Rede EaD-Senasp da relação final dos selecionados.

11 de junho de 2018