Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatos de Tutores e Alunos > Relato de Alberto Rodrigues Moreira

Notícias

Relato de Alberto Rodrigues Moreira

Sou o Alberto Rodrigues Moreira e tenho um relato de vontade, determinação, superação e fé. Em 19 de Setembro de 2006 sofri um grave acidente... (leia mais)
por publicado: 09/06/2017 13h28 última modificação: 09/06/2017 13h28

Sou o Alberto Rodrigues Moreira e tenho um relato de vontade, determinação, superação e fé. Em 19 de Setembro de 2006 sofri um grave acidente de trabalho, vindo a fraturar 5 (cinco) vértebras, (2) duas cervicais e 3 (três lombares). Amarguei longos 4 (quatro) dias na UTI!

No 6 (sexto) dia de internação veio o diagnóstico preliminar dos médicos aos meus familiares de que estaria tetraplégico e viveria o resto da minha vida em estado vegetativo!

Com 15 (quinze) dias recebi no hospital a visita de 2 (dois) fiéis da Igreja ao qual faço parte. Por um milagre de Deus. Após essa visita no 20º (vigésimo) dia de internação ao me dar um banho de leito a enfermeira percebeu que eu estava mexendo um dos dedos da mãe direita. Os médicos não acreditavam no que estava acontecendo. Após mais uns dias de internação, os médicos falaram para minha esposa e minha mãe que não havia mais nada a ser feito. Embora consciente, meus movimentos eram somente da mão direita e eles não sabiam o que seria dali para frente, eu tinha a possibilidade de voltar de certa forma ou outra, ou ter algum outro tipo de movimento!

Recebi alta e continuei tendo a visita de um programa municipal de minha cidade intitulado de “Hospital em casa”. Foram o um ano e nove meses mais longos de minha vida. Foram mais de duas mil seções de fisioterapia, até que em 2008 já com alta para sentar na cadeira de rodas e estar com movimentos nos braços. Em meio a depressão que fui acometido devido ao estado em que me encontrava, sem movimentos das pernas e por estar a mais de 6 (seis) meses usando um colar cervical para a cicatrização das vértebras, recebi um e-mail informando de que estava sendo disponibilizado, aos integrantes das instituições de Segurança Pública por meio da Rede Ead-Senasp/MJ, cursos para melhorar a capacitação profissional.

Em 05/09/2008, conclui meu primeiro curso. Crimes Ambientais com a expressiva nota 99! Ali foi o início do marco da minha vida. Por meio dos cursos fui saindo da depressão, a cada ciclo concluído minhas expectativas de vida aumentavam. Os cursos da Senasp, e o meu progresso nos tratamentos, só me davam cada vez mais vontade de vencer e de certa forma aceitar a minha nova condição de vida. Após anos de tratamento da depressão, no ano de 2013, conheci a equipe de paratletismo da cidade de Itu.

No ano de 2014 retornei as atividades laborais na condição de readaptado, pois devido ao acidente, tive uma redução da minha mobilidade a qual tenho uma sequela no quadril lado direito o que me obriga a fazer uso de muletas canadenses.

Graças primeiramente a Deus, com muita força de vontade e fé, hoje agrego junto a Rede Ead – Senasp/MJ um total de 44 (quarenta e quatro) cursos concluídos, sem nenhuma evasão, reprovação ou desistência. Estou inscrito em dois cursos para o 40º ciclo. Devido aos cursos da Senasp, hoje estou encarregado de Atividades Educacionais na minha instituição Guarda Civil Municipal de Itu e, instrutor de Formação e Eaap – Estágio Anual de Aperfeiçoamento Profissional. Devido aos tratamentos tive que trancar a faculdade de Direito, o que tenho fé que um dia irei terminar. Porém, hoje em meio as mais diversas dificuldades estou graduando Segurança Pública e, tenho o objetivo de um dia me tornar, se for da vontade de Deus, Tutor da Rede Ead Senasp, da qual sou imensamente grato pelas oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Hoje com os cursos sou melhor qualificado e isso está fazendo um diferencial imensurável em minha vida.

Sou imensamente grato a Coordenação da Rede EaD-SENASP por inserir as Guardas Municipais nesse programa de qualificação, certamente, os cursos que até hoje realizei foram um diferencial para minha autoestima e mais uma vez eu digo, para o meu sucesso tanto profissional como pessoal.

 Meu fraterno abraço a todos