Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão e boas práticas > Qualificações em Mato Grosso

Notícias

Qualificações em Mato Grosso

Quase 10 mil profissionais da Segurança foram capacitados por ensino à distância.
por publicado: 02/01/2017 15h58 última modificação: 02/01/2017 15h58

Por meio de cursos ofertados pela Rede de Ensino à Distância (EAD), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), 9.671 profissionais da Segurança Pública foram capacitados somente este ano.

Do total, 4.856 alunos são da Polícia Militar, 2.266 profissionais da Polícia Judiciária Civil, 384 do Corpo de Bombeiros, 399 da Politec, 1.558 profissionais do Sistema Penitenciário, 76 da Guarda Municipal de Várzea Grande e 132 da área administrativa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

O curso de Condutores de Veículos de Emergência liderou a lista de procura, com mais de 17 mil profissionais matriculados em todo país.

Em Mato Grosso, a procura pela capacitação também aumentou, subindo de 1.021 profissionais matriculados no ano de 2014 para 2.377 matriculados em 2016.

O coordenador operacional do EAD no Estado, tenente-coronel PM Júlio Martins de Carvalho, explica que o curso é obrigatório para todos os condutores de veículos de emergência, como carros do Corpo de Bombeiros e viaturas policiais.

A capacitação é dividida em quatro módulos: legislação de trânsito (atualizada), prática de convivência no trânsito, noções básicas de primeiros socorros e direção defensiva.

O conteúdo apresentado aos alunos aborda situações extremas, como enfrentar condições adversas na pista (animais, óleo, combustível), entrar em locais de difícil acesso, frenagem em segurança sob alta velocidade e práticas de boa condução e convivência social.

Na avaliação do cabo PM Everson Pereira, aluno do curso de Condutores de Veículos de Emergência, a proposta é interessante e o conteúdo disponibilizado é de alta qualidade. “O material que temos na plataforma é muito bom e nos deixa bem instruído para a prática”.

Os cursos de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também utilizaram o sistema de ensino à distância para qualificar os novos profissionais que já estão atuando em todo Estado.

“Isso mostra que Mato Grosso abraçou a ideia da formação EAD. Os operadores da Segurança que estão nas academias estão cada vez mais adeptos ao rol de disciplinas que a Senasp oferece”, finalizou o coordenador operacional do EAD em Mato Grosso, tenente-coronel PM Júlio Martins de Carvalho.

ENSINO À DISTÂNCIA

A Rede EAD da Senasp foi criada pelo Governo Federal em 2005 e tem o objetivo de viabilizar o acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada aos profissionais da Segurança Pública de todo país.

São ofertados 73 cursos dos mais diversos temas. As capacitações são oferecidas exclusivamente para profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Prisional. As matrículas são validadas após comprovação do vínculo funcional do profissional junto à instituição.

A realização dos cursos é resultado de acordos de cooperação federativas firmados entre o Ministério da Justiça e Cidadania e os governos estaduais e municipais.

As aulas são disponibilizadas pela internet, permitindo que o aluno possa estudar o conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora. Os cursos são ofertados por ciclos e cada aluno pode fazer até dois cursos por ciclo.

O aluno tem a opção de estudar em casa ou em telecentros, equipados com computadores com acesso à internet e que permitem que os alunos acompanhem os conteúdos disponibilizados na plataforma de educação à distância.

Em Mato Grosso, os telecentros estão instalados em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Barra do Garças e Cáceres. Na capital, funcionam no Comando Geral da Polícia Militar, Escola de Formação de Soldados (Esfap) e na Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Além da qualificação, a Rede EAD da Senasp permite que profissionais da Segurança Pública se tornem tutores no ambiente virtual. Hoje, a plataforma conta com 31 tutores mato-grossenses.

Para ser um tutor, o profissional deverá se inscrever no credenciamento que será disponibilizado em breve em forma de edital pelo Ministério da Justiça e Cidadania.