Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noticias em Destaque > Seleção de Tutores - Formação de Formadores

Notícias

Seleção de Tutores - Formação de Formadores

por publicado: 17/12/2018 18h02 última modificação: 17/12/2018 22h57

A Rede EaD SENASP torna público o EVENTO DE SELEÇÃO DE TUTORES DO CURSO EaD “FORMAÇÃO DE FORMADORES - VA”.      

Serão selecionados 25 (vinte e cinco) profissionais por meio de Análise Curricular que passarão por um programa de Capacitação de Tutores, obrigatório e eliminatório cuja aprovação é condição para o exercício das atividades de tutoria.

Para participar da seleção é necessário se cadastrar na plataforma EDUCATIO e inscrever no Evento de seleção que estará disponível entre os dias 17/12 a 24/12/18 no site Educatio (https://educatio.senasp.gov.br).

 É necessário realizar o LOGIN no site clicar em “Informações do Evento”. Em seguida basta selecionar a opção “Quero Participar!” conforme imagem abaixo:

 

 

Para confirmar sua participação basta verificar em SOLICITAÇÕES DE INSCRIÇÃO (imagem a seguir):

 

 

Devido a especificidade do Curso de FFSPVA, a seleção será exclusiva para profissionais da segurança pública que atendam os requisitos previstos no QUADRO 01.


Os candidatos deverão se inscrever no evento de seleção que será criado para este fim através da plataforma Educatio. Os selecionados serão matriculados no Programa de Capacitação de Tutores composto por 03 (três) turmas de 60 horas, conforme discriminado no QUADRO 02.

A seleção obedecerá ao estabelecido pela Portaria Senasp nº 63, de 10 Outubro de 2012, que  disciplina o processo seletivo, o exercício de encargos referentes às atividades educacionais e estabelece valores para gratificação dessas atividades, no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, especificamente  em seu artigos 6º, in verbis:

"Art. 6º O Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública - Depaid, em conjunto com os representantes da área solicitante do curso, fará a seleção dos profissionais para o desempenho das atividades mencionadas no art. 2º, por meio da análise dos currículos disponíveis no banco de talentos.

Em resumo o processo de seleção dos candidatos consistirá em cinco etapas:

 

  1. Cadastro e/ou atualização de currículo no sistema Educatio (https://educatio.senasp.gov.br/educatio/entrar );
  2. Inscrição no Evento de Seleção;
  3. Análise e pontuação de Títulos;
  4. Investigação Social;
  5. Programa de Capacitação dos selecionados.

Tanto os Requisitos Obrigatórios quanto os Desejáveis deverão ser comprovados por meio de Certificado ou Declaração da respectiva Instituição na qual o candidato tenha atuado e/ou concluído a sua formação, a ser inserido site https://educatio.senasp.gov.br até o encerramento do período de inscrição (QUADRO 03). 

Os candidatos que não cumprirem todos os "Critérios Eliminatórios Obrigatórios" serão automaticamente eliminados e não serão pontuados.

É obrigatório que o candidato ao enviar qualquer tipo de documento pelo e-mail ead.senasp@mj.gov.br solicite a confirmação de recebimento pela Senasp, uma vez que não nos responsabilizamos por falhas de comunicação, de internet ou servidores de e-mail.

As experiências profissionais apenas serão contabilizadas se estiverem inseridas na categoria "FORMAÇÃO PROFISSIONAL", estes dados deverão estar acompanhados de seus respectivos documentos comprobatórios (Declaração/Certidão, cópia da Carteira de Trabalho, Contrato, Certificado ou outro documento oficial).

A fase de Investigação Social será conduzida pela Diretoria de Inteligência da Senasp e, caso algum candidato seja considerado contra-indicado por conta de antecedentes (condenação criminal ou administrativa, por exemplo), poderá ser eliminado a qualquer tempo da seleção.
 

 QUADRO 01   - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TUTORES – FORMAÇÃO DE FORMADORES - FFSPVA

 

Critérios Eliminatórios -  Obrigatórios 

  1. Graduação em Curso reconhecido pelo MEC) 
     
  2.  Curso de Formação Profissional da área de Segurança Pública¹

    ¹ O certificado ou declaração deverá estar obrigatoriamente anexado no Educatio em categoria: FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

 

Critérios Classificatórios (desejáveis)

  1. Curso Lato Sensu  - ESPECIALIZAÇÃO em Área Básica da Educação: 07 pontos por curso (duração mínima de 360h).
  2. Curso Lato Sensu - ESPECIALIZAÇÃO em Segurança Pública: 05 pontos por curso (duração mínima de 360h).
  3. Curso Lato Sensu - ESPECIALIZAÇÃO em qualquer área do conhecimento: 02 pontos por curso (duração mínima de 360h).
  4. Curso Stricto Sensu - MESTRADO em área da Educação (Reconhecido/Convalidado pelo MEC): 15 pontos ponto curso.
  5. Curso Stricto Sensu - MESTRADO em Segurança Pública (Reconhecido/Convalidado pelo MEC): 10 pontos ponto curso.
  6. Curso Stricto Sensu - MESTRADO em qualquer área do conhecimento (Reconhecido/Convalidado pelo MEC): 8 pontos ponto curso.
  7.  Curso de Especialização Stricto Sensu - DOUTORADO em área da Educação (Reconhecido/Convalidado pelo MEC): 20 pontos por curso.
  8. Curso de Especialização Stricto Sensu - DOUTORADO em qualquer área do conhecimento (Reconhecido/Convalidado pelo MEC): 10 pontos por curso.
  9. Curso da Rede EaD Senasp (01 ponto por curso).
     
  10. Experiência Profissional em Docência presencial (01 ponto por ano de atividade prestada).
     
  11. Experiência Profissional em Docência EaD/Tutoria EaD (01 ponto por ano de atividade prestada).

 

Os referidos documentos deverão ser inseridos no Educatio  até o encerramento do período de Inscrição (cada comprovante digitalizado deve ter no máximo 1Mb e possuir formato PDF ou JPEG).

As publicações referentes ao processo seletivo serão feitas por meio do Portal da Rede EaD-Senasp (https://portal.ead.senasp.gov.br) cabendo ao candidato o acompanhamento do evento através do referido sítio.

 

Observações:
 

I) Em caso de empate no limite de vagas, será chamado o candidato de maior idade.
 

II) A pontuação POR ANO será entendida como a prestação de serviços pelo período de 12 meses. Não sendo pontuado período menor ou fracionado.
 

QUADRO 02   - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES - FFSPVA

 

Curso de Capacitação de Tutores - FFSPVA

1. Docência Virtual  (DCV) - 60h/aula 

2. Formação de Formadores - VA (FFSPVA) - 60h/aula 

3. Metodologia da Pesquisa Científica (MPC) - 60h/aula

 

 

 QUADRO 03 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - SELEÇÃO DE TUTORES FFSPVA


           ATIVIDADE

                   PERÍODO

Inscrição no Banco de Talentos Educatio

 De 17 a 24 de dezembro de 2018

Publicação dos Candidatos Inscritos

 26 de dezembro de 2018

Análise e Pontuação de Títulos

 De 26/12 a 09/01/2019

Publicação no portal dos candidatos selecionados 

 Dia 10 de janeiro de 2019

Investigação Social

  De 26/12/18 a 22/02/2019

Capacitação de Tutores

 De 14/01/2019 a 22 de fevereiro de 2019

Publicação do Resultado Final - Tutores Habilitados 

 Dia 26 de fevereiro de 2019

 Ressalta-se que a conclusão do Programa de Formação de Tutores não gera obrigatoriedade quanto à efetiva participação do candidato como Tutor e, ainda, que a disponibilização de turmas depende da quantidade de profissionais matriculados em cada Ciclo, bem como do resultado da avaliação quanto ao desempenho das suas atribuições, de acordo com as funcionalidades disponíveis na Rede EaD-SENASP.

 A recuperação de senha para acesso ao Portal Educatio poderá ser feita através do e-mail: suporte.educatio@mj.gov.br

 

ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS SOBRE O EDUCATIO:

  

1) Não é possível inserir os cursos EaD Senasp no Educatio.  A contagem dos cursos EaD será feita diretamente pelo Ambiente do Aluno na plataforma de estudos. 

2) A inserção dos Certificados de Graduação e pós graduação deverá ser feita de maneira individual no Educatio na opção “Formação Acadêmica”. 

 3) Não é necessário envio de certificados acadêmicos ao e-mail da Senasp. Todas as comprovações acadêmicas são feitas pelo ambiente EDUCATIO.


ESCLARECIMENTOS AOS CANDIDATOS QUE JÁ SÃO TUTORES DA REDE EAD SENASP

 

1) Os candidatos selecionados que já sejam tutores ativos terão automaticamente suas associações de curso alteradas, ficando apenas aquela na qual ele foi selecionado mais recentemente.

Por exemplo: Tutora "X" do curso de CVE se candidatou ao curso de FDHAPVA  e foi selecionada. Neste caso ela deixará de ser tutora CVE e será tutora SOMENTE de FDHAPVA.

2) Para tutores selecionados não há duas opções de cursos para associação, ou seja, o tutor poderá ser associado a apenas UM curso.

3) Tutores ativos de um curso não precisam participar da seleção para o mesmo curso.

4) A seleção de tutor não gera obrigatoriedade em associação, tampouco vínculo empregatício com a administração. 

5) Tutores ativos de curso "X" que se candidatarem em seleção de curso "Y" e não forem selecionados não serão inativados. Permanecerão como já estão.

6) Qualquer pessoa que preencha os requisitos da seleção pode se candidatar. A seleção, via de regra, NÃO É EXCLUSIVA PARA PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA ou determinado segmento, exceto em casos que o curso exija tal certificação.

7) Tutores inativos e suspensos podem participar de qualquer seleção da mesma forma que qualquer outro candidato. Não existe vedação.

 

Desejamos a todos os interessados BOA SORTE!!!


Os casos omissos deverão ser dirimidos por esta Coordenação e aprovados pela CGE/DEPAID.