Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noticias em Destaque > Rede EaD/Senasp comemora 13 anos desde o seu primeiro Ciclo de capacitação

Notícias

Rede EaD/Senasp comemora 13 anos desde o seu primeiro Ciclo de capacitação

por publicado: 14/11/2018 15h45 última modificação: 15/11/2018 09h50





Mais de 4 milhões matrículas já foram realizadas durante todos esses anos.

 

A Rede de Ensino a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Rede EaD/Senasp completa hoje no dia 14 de novembro, mais 13 anos da maior ferramenta de capacitação em segurança pública do País. Durante esse período, mais de 720 mil usuários passaram pela plataforma efetivando mais de 4 milhões de matrículas, número este que corresponde a um total maior do que a população do Uruguai.

 

Buscando sempre sua evolução a Rede EaD/Senasp está renovando constantemente seus cursos e suas diretrizes, oferecendo aos profissionais de segurança pública de todo o país, uma capacitação atualizada e incentivando a participação de todos, para assim colaborar com a melhoria dos serviços oferecidos por eles. Durante esses 13 anos, a Senasp já produziu 140 cursos EaD envolvendo todas as áreas temáticas da Matriz Curricular Nacional, sendo disponibilizado no último ciclo 72 cursos ao todo.

 

Destacam-se entre os cursos mais procurados o de Direitos Humanos, em primeiro lugar, com mais de 20 mil matrículas realizadas, seguido do curso Condutores de Veículos de Emergência, em segundo lugar com mais de 18 mil e Crimes ambientais em terceiro com mais de 15 mil matrículas durante esses 13 anos.

 

Para movimentar toda essa engrenagem, a Diretoria de Ensino, Pesquisa, análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal – DEPAID através da Coordenação de Ensino a Distância, diretoria subordinada a Senasp, conta atualmente com 3 estagiários e 6 profissionais integrantes dos quadros da PRF, Polícia Civil e Polícia Militar que atuam como colaboradores junto ao Ministério de Segurança Pública. Além deles, existem 54 pontos de gestão da Senasp no país, atuando como Tutores Master, oferecendo suporte diretamente aos alunos nos seus Estados, sendo que a plataforma registra uma média de 2.100 acessos simultâneos por dia.

 

A Coordenação Pedagógica da Rede Senasp acompanha mais de 2 mil turmas por ciclo de estudos. Revisando mais de 2 mil planos de tutores, 10 mil fóruns e mais de 250 mil postagens de alunos e tutores. Para isso conta sempre com o empenho de todos os envolvidos, sendo que a cada ciclo os tutores permanecem em média 133 horas conectados.

 

Números históricos da Rede EAD

 

No ano de 2005, quando a Rede EaD deu início ao seu 1º Ciclo de Estudos, foram matriculados um total de 2.116 alunos, porém, o número de evasões de alunos foi muito alto: mais de 80%. Com isso, percebeu-se que era preciso criar uma cultura de capacitação permanente e promover uma familiarização com ensino a distância. Atitudes foram tomadas nesse sentido, e, com o passar dos anos o índice de evasão teve uma constante redução, chegando nos dias de hoje próximo da casa dos 20%. Valor esse que é menor ao obtido em capacitações tradicionais e até mesmo nos cursos EaD de outras instituições.

 

Os cursos da Rede Ead sempre são muito procurados, durante esses 13 anos, o Ciclo que teve o maior número de inscritos foi o de número 18, que ocorreu em 2010, nele foram matriculados um total de 209.106 alunos. Atualmente a média de matrículas por ciclo gira em torno de 100 mil alunos. No último ciclo que ainda está em andamento, o Ciclo 44, foram efetivadas 101.813 matrículas.

 

Para comemorar os 13 anos de da Rede EaD/Senasp, a Coordenação de Ensino EaD produziu um vídeo como agradecimento a todos pelo envolvimento e enfatiza que nada seria possível sem a participação de todos nesse processo de capacitação. 

Clique aqui para assistir.